CICLO DE CINEMA
Nadine Labaki

Notícia publicada a 07-06-2021, 18h39

Nadine Labaki foi a nossa escolha para o ciclo de cinema de “Abril no Feminino” que decorreu no Seminário Maior de Coimbra. Apresentámos os três filmes por si realizados, nos quais também é actriz. Os dois primeiros centrados em mulheres: de 2007, Caramelo, acerca das vidas cruzadas de cinco libanesas, e, de 2011, E Agora, Onde Vamos?, sobre mulheres cristãs e muçulmanas que se juntam para atenuar as tensões na sua aldeia. Com “Cafarnaum”, de 2018, o alvo são as crianças maltratadas, imigrantes ilegais, o racismo, as fronteiras, a burocracia como prova de existência e a arbitrariedade inerente ao respectivo processo. Cada uma das sessões contou com o os contributos das nossas distintas convidadas – Rosário Gama, Cristina Robalo Cordeiro e Sofia Lobo – os quais foram extraordinariamente enriquecedores para uma leitura crítica e particularmente atenta do objecto cinematográfico dado a ver.

Nadine foi a primeira mulher árabe nomeada para um Óscar, com “Cafarnaum” (Óscar de melhor filme em língua estrangeira) e recebeu ainda o Prémio do Júri em Cannes (2018). Acredita no poder e na necessidade de as mulheres contarem as suas próprias histórias.

Como começamos mesmo a mudar as coisas?, pergunta Nadine. “Quero fazer coisas à minha maneira, através da minha plataforma, usando a minha voz, porque por vezes temos mais voz do que qualquer político e a nossa voz ressoa, muito mais alto do que qualquer discurso político quando ouvida num filme, num discurso ou num vídeo. Não posso parar na fronteira de mais um filme. Tenho de ir mais longe…Tenho de usar a minha voz desta forma e tenho mesmo de começar a trabalhar.” http://www.nadinelabaki.com/

Vozes que escutámos com emoção e que ainda ecoam dentro de nós. O cinema ainda é uma arma.

Fotografias de Marisa Martins.

20210512_215711 20210512_225112 DSC_0336 DSC_0348 DSC_0819